Around Portugal

oye-around-portugal-by-diogo-smith-01(PT) Acompanhando o Fernando Klewys – um poeta mochileiro que já cruzou parte da Europa de bicicleta sem dinheiro algum no bolso -, Diogo Smith e Wesley Barros partiram para uma viagem em torno de Portugal, no início de 2016.

Os três amigos brasileiros residentes em Portugal, iniciaram a longa aventura de bicicleta saindo de Lisboa, levando apenas suas mochilas e skates. Temos aqui o relato e as fotos do Diogo para inspirar vocês.

(EN) Accompanying Fernando Klewys – a backpacking poet who has already crossed a part of Europe by bicycle with no money in his pocket -, Diogo Smith and Wesley Barros left for a trip around Portugal early 2016.

The three Brazilian friends who reside in Portugal, started the long bike adventure from Lisbon, with only their backpacks and skateboards. Here we have Diogo’s report and photos to inspire you.

oye-around-portugal-by-diogo-smith-02 oye-around-portugal-by-diogo-smith-03 oye-around-portugal-by-diogo-smith-04(PT) “A viagem começou no dia 28 de Janeiro. Seguimos rumo ao Norte de Portugal. Na primeira noite acampamos na Praia do Guincho e choveu muito durante a noite, mas logo pela manhã o dia estava perfeito. No primeiro dia pedalamos cerca de 40 km pra acostumar com a pedalada mas depois de 10 dias já estávamos pedalando cerca de 110 km por dia.

Inicialmente passamos pela Ericeira, Lourinhã, Caldas da Rainha, Nazaré, Figueira da Foz, Ilhavo, Porto, Guimarães e Ponte de Lima. Eram destinos certos porque tínhamos amigos nessas cidades e lugar certo pra passar a noite: a casa do Pirta na Ericeira e a casa do Ivan em Lourinhã. O Wesley precisou voltar pra Lisboa quando chegou em Ponte de Lima e seguimos só eu e o Fernando, com muita improvisação e coragem, porque desse ponto pra frente não conhecíamos ninguém.

(EN) “The journey started on January 28th. We went towards the North of Portugal. On the first night we camped at Praia do Guincho, and it rained a lot during the night, but soon in the morning the day was perfect. On the first day we biked around 25 miles to get used to the ride but after 10 days we were already pedaling around 70 miles a day.

Initially we passed by Ericeira, Lourinhã, Caldas da Rainha, Nazaré, Figueira da Foz, Ilhavo, Porto, Guimarães and Ponte de Lima. These were planned destinations because we had friends in those cities and a confirmed place to spend the night: Pirta’s house in Ericeira and Ivan’s house in Lourinhã. Wesley had to go back to Lisbon when he arrived in Ponte de Lima and we went on, just Fernando and myself, with a lot of improvisation and courage, because from that point forward we didn’t know anyone.

oye-around-portugal-by-diogo-smith-05 oye-around-portugal-by-diogo-smith-06(PT) Mas pelo contrário que pensávamos, conhecemos muitas boas almas pelo caminho, fizemos amizades, recebemos ajudas e continuamos sempre com o sorriso no rosto. Acho que a parte mais difícil da viagem foi atravessar o Gerês, pra todos os lados que você olhava era montanhas, você levava cerca de 1 ou 2 horas pra conseguir chegar no pico da montanha e 10 min pra descer. E não parava, cruzamos umas 20 montanhas no Gerês, mas com certeza foram as zonas mais lindas que passamos. Chegamos em Bragança, do outro lado de Portugal. O Fernando ficou doente e precisamos parar por 5 dias na casa do Nuno, um grande amigo que fizemos nessa viagem. O próximo destino era ir pro Sul de Portugal.

(EN) But contrary to what we thought, we met a lot of good souls along the way, made friendships, got help and continued with a smile on our faces. I think the most difficult part of the trip was crossing Gerês, everywhere you looked it was mountains, it took like 1 or 2 hours to get to the top of the mountain and 10 minutes to go down. And it would’nt stop, we crossed like 20 mountains in the Gerês, but they were the most beautiful areas that we passed for sure. We arrived in Bragança, on the other side of Portugal. Fernando was sick and we needed to stop for 5 days at Nuno’s house, a great friend we made on this trip. The next destination was to go to the South of Portugal.

oye-around-portugal-by-diogo-smith-07 oye-around-portugal-by-diogo-smith-08(PT) O Fernando está escrevendo um livro e parte do que aconteceu nessa viagem vai pra esse livro. Ele conheceu uma família em Barca d’Alva- que veio da França a Portugal em uma carroça daquelas bem clássicas que vemos nos filmes de faroeste – e o Fernando queria conhecer e saber um pouco mais sobre essa família, e ficou cerca de 4 dias convivendo com essa família. Eu segui viagem. Combinamos de nos encontrar no Sul de Portugal de novo.

(EN) Fernando is writing a book and part of what happened on this trip goes to this book. He met a family in Barca d’Alva – who came from France to Portugal in one of those classic carts that we see in the western movies – and Fernando wanted to know a little more about this family, and spent 4 days living with them. I followed the trip. We agreed to meet again in the South of Portugal.

oye-around-portugal-by-diogo-smith-09 oye-around-portugal-by-diogo-smith-10(PT) Pedalar sozinho é muito difícil, mais difícil ainda é quando você escolhe um caminho que vai passar pela Serra da Estrela, mas foi das minhas maiores aventuras. Subi a serra até os 2.000 metros com muita neve e muito frio, lembro que as pessoas passavam de carro e gritavam “Eeeeeeee, você é louco,” huahuahua. Levei cerca de 3 dias pra passar essa zona e seguir viagem rumo a Castelo Branco. Chegando lá dormi em um camping fechado (fora de época) e passei muito frio durante a noite. Senti meu corpo mudando no decorrer da viagem. Queria muito chegar ao Sul de Portugal, e pedalei de Castelo Branco até Evora em 1 dia, cerca de 180 km. Foi o meu recorde nessa viagem. Depois segui viagem pra Braga e finalmente cheguei em Tavira, na casa do meu amigo Henrique. Chegando lá fiquei muito doente do pulmão, devido as trocas bruscas de temperatura, e fiquei cerca de 2 semanas na casa do Henrique esperando melhorar. Nisso o Fernando chegou, cuidou de mim, mas não tive melhoras. Resolvi voltar pra Lisboa pra me cuidar e o Fernando seguiu viagem sozinho, chegando depois de 2 semanas.

(EN) Biking alone is very difficult, even more difficult is when you choose a path that will pass through the Serra da Estrela, but it was one of my greatest adventures. I went up the mountain up to 6.560 feet with a lot of snow and very cold weather, I remember people driving by and shouting “Heeey, you’re crazy,” hahaha. It took me about 3 days to pass this area and continue my trip to Castelo Branco. Arriving there I slept in a closed camp (out of season) and I was very cold at night. I felt my body changing during the trip. I really wanted to reach the South of Portugal, and I pedaled from Castelo Branco to Evora in 1 day, around 112 miles. It was my record on this trip. After that I continued my trip to Braga and finally arrived in Tavira, at my friend Henrique’s house. There I got very sick in my lungs due to the sudden temperature changes, and I stayed about 2 weeks at Henrique’s house hoping to get better. Fernando came in, took care of me, but I did’nt get better. I decided to go back to Lisbon to take care of myself and Fernando went on a solo trip, arriving after 2 weeks.

oye-around-portugal-by-diogo-smith-11 oye-around-portugal-by-diogo-smith-12(PT) Hoje estamos juntos olhando fotos, trocando ideias sobre a viagem. Com certeza foi a coisa que mais marcou a minha vida até hoje, me fez sentir vivo. E espero em breve fazer algo parecido de novo. Foi do caralho!”

Fernando Klewys, que completou a viagem em sua bicicleta Orbita, apelidada de “Pirata”, percorreu 1988km em torno de Portugal em 66 dias. E mais milhares de kilometros em torno da Europa nos últimos anos. Sempre de bicicleta, com sorriso no rosto e sem dinheiro no bolso.*

(EN) Today we are together looking at photos, exchanging ideas about the trip. It sure was the thing that most marked my life to this day, made me feel alive. And I hope to do something like that again soon. It was awesome!”

Fernando Klewys – who completed the trip on his bike Orbita nicknamed “Pirata” – traveled 1235 miles around Portugal in 66 days. And many more miles around Europe over last few years. Always biking, with a smile on his face and no money in his pocket. *

oye-around-portugal-by-diogo-smith-13 oye-around-portugal-by-diogo-smith-14 oye-around-portugal-by-diogo-smith-15 oye-around-portugal-by-diogo-smith-16 oye-around-portugal-by-diogo-smith-17 oye-around-portugal-by-diogo-smith-18

Photographs by Diogo Smith (@diogo.smith).

See more at Around Europe’s Facebook page and Fernando Klewys’s Instagram (@fernando_klewys).